segunda-feira, 28 de março de 2011

Elogiando a Loucura nossa de cada dia!!

      Olha, sempre pensei quem uma das maiores dificuldades no relacionamento humano, é a linguagem!
O problema da linguagem, estava, para mim, ligado ao fato de que cada possui sua caverna interna com suas significações e tudo o mais (para ninguém dizer que sou reducionista), e que nessa construção simbólica da linguagem associamos diferentes conceitos às mesmas palavras. A palavra é a mesma, mas o sentido que conferimos à ela, é diferente.
Talvez essa fosse a forma que havia encontrar para justificar meus problemas de entendimento com pessoas do meu convívio, e principalmente, o famoso " mal entendido". Me limitava aquela idéia Heideggeriana de que "a linguagem não abarca a exuberância do pensamento".
    Depois de muita paulada ( e pode colocar muita), percebi que essa idéia, só era uma adaptação à fins, resumindo, conformismo. Era uma maneira mitológica de explicar um atributo que suas funções só pertencem à mim, portanto, sob MINHA responsabilidade!! (fala sério, sempre chego no existencialismo). Eu aceitava a idéia de que era assim, e que não poderia fazer nada sobre!!
Hoje pensando sobre o mesmo assunto, não fiz avanço nenhum. Descartei algo, mas nao consegui construir outra linha de raciocínio.
 Pode ser que minha revolta momentânea me fez adquirir novos "Ídolos" que estão me atrapalhando na aquisição do entendimento das coisas,  e uma varredura ao modo cartesiano seja a melhor saída. Mas esse caminho da certeza indubitável me irrita, me lembra que Descartes era um "Tarso"! Ou talvez, eu esteja identificando as deficiências do meu paradigma, no sentido Kuhniano! Ou então, seja só mais um devaneio, que eu me deparo nos meus momentos de surtisses existenciais!! e como eu já me irritei hoje, levantei a bandeira branca na minha situação, e decidi que as vezes nenhuma análise em torno de uma particularidade pode ser considerada universal! Porque em um momento de transição, temos a tendências a ver as coisas como elas não são!!
Não confira nenhuma significação ao post de hoje e nem busque procurar coerência #FicaDica

FIM

Anna Lígia Cordeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário