quinta-feira, 31 de março de 2011

Parabéns Descartes... 505 anos de devaneios

Hoje comemoramos o nascimento do filósofo francês René Descartes. Nascido no dia 31 de março de 1596, nosso caro colega também teve seus momentos de "devaneios" que, segundo o próprio, fora causa de sua abertura à verdadeira filosofia. Sua filosofia não pode ser ignorada (pro bem ou pro mal), afinal, se não tivesse existido, o que fariam os empiristas já que não teriam nada para corrigir?. Brincadeiras à parte, cito um trecho do autor em suas Meditações Metafísicas.

"Já faz bastante tempo que eu me dei conta de que, a partir de minha infância, considerava verdadeiras muitas opiniões equivocadas, e de que aquilo que, mais tarde, estabeleci em princípios tão mal fundamentados só podia ser deveras suspeito e impreciso; de maneira que era preciso que eu tentasse com seriedade, uma vez em minha vida, livrar-me de todas as opiniões nas quais até aquele momento acreditara, e começar tudo novamente a partir dos fundamentos, se pretendesse estabelecer algo sólido e duradouro nas ciências [...] Agora, portanto, que meu espírito se encontra livre de todas as precauções, e que obtive um descanso garantido por uma tranquila solidão, irei me dedicar com a máxima seriedade e plena liberdade a demolir em geral todas as minhas antigas opiniões. (Primeira Meditação)"

Siga o mestre... livre-se das opiniões que o tempo e a tradição te obrigaram a abraçar. Faça dos seus momentos de devaneios, meios para se atingir um nível tal de maioridade (misturei Kant no meio) que possas prosseguir livremente em suas escolhas e crenças. Faça como o ilustre aniversariante, dê um basta em tanto blá blá blá e seja mais um "devaneiado" na Filosofia.

Donizeti Pugin

Nenhum comentário:

Postar um comentário